IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇO ÁRVORE EM ALVINLÂNDIA

Meio Ambiente - Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019


IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇO ÁRVORE  EM ALVINLÂNDIA

IMPLANTAÇÃO DO ESPAÇO ÁRVORE

 

 

            O município de Alvinlândia possui a Lei de Arborização Urbana juntamente com a Lei de Espaço Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente vem cumprindo o cronograma exigido pelo Programa Município  Verde Azul conforme recursos financeiros disponível em nosso município. O prazo para o cumprimento dos Espaço Arvores nos prédios públicos de nosso município é de 3 anos, e já demos a largada.
            O Espaço Árvore deverá ter seu perímetro e sua área proporcional à metragem do passeio compreendendo a largura do espaço árvore 40% e o comprimento, o dobro de sua largura, respeitando sempre a acessibilidade ou passagem mínima de 1,20 m para o pedestre.
O Espaço Árvore também deverá ser exigido quando da solicitação de aprovação de um novo empreendimento. Nesses casos, o espaço deverá ter dimensões no mínimo de 2,5m. No caso dos prédios públicos, o projeto tem que ser implementado em um prazo de até três anos.
As vantagens do Espaço Árvore são muitas. Entre outros, aumento da infiltração da água no solo; minimização dos problemas relacionados à impermeabilização do sol; retenção de resíduos e infiltração da água da chuva no solo; aumento da fixação da base da árvore; reabastecimento do lençol freático e do embelezamento da cidade.
Com relação aos novos loteamentos, assim que saírem será realizada a orientação e cobrança da implantação por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura de Alvinlândia.

 

 

Prefeitura Municipal


Alvinlândia