A biomassa é todo recurso renovavel oriunda de materia orgânica, fonte de energia renovavél. Todos os organismos capazes de realizar fotossíntese (ou derivado deles) podem ser usados como biomassa. Exemplos: restos de madeira, bagaço de cana, estrume de gado, óleo vegetal e ate mesmo o lixo urbano. três exemplos de combustiveis oriundos de biomassa são:
Biodiesel - combustível obtido a partir de óleos vegetais, como o de girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja ou gorduras animais. É alternativo ao diesel de petróleo, criado a partir de fontes renováveis de energia, livre de enxofre em sua composição.
Etanol - combustível renovável obtido pela fermentação controlada e pela destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou o milho. Todos esses produtos passam por processos físico-químicos (deslignificação, fermentação, destilação, etc.) até se transformarem em combustíveis.
Biogás - combustível obtido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano. Ele é produzido através da ação de bactérias anaeróbicas responsáveis pela fermentação das matérias orgânicas, como esterco (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Esta fonte energética renovável pode ser usada como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica.
Alvinlândia