.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
“Ressignificando a formação do povo Brasileiro” e “Diálogos com a Literatura: a cultura em contexto”, do Aprofundamento Curricular “Cultura em movimento: diferentes formas de narrar a experiência humana”, Unidade Curricular 1 – Tradições e Heranças Cultur
No dia 22 de maio de 2023, os alunos da E.E. “José Bonifácio do Couto”, através das disciplinas “Ressignificando a formação do povo Brasileiro” e “Diálogos com a Literatura: a cultura em contexto”, do Aprofundamento Curricular “Cultura em movimento: diferentes formas de narrar a experiência humana”, Unidade Curricular 1 – Tradições e Heranças Culturais, ministradas, respectivamente, pelas professoras Fabiana Teodoro da Silva Alves e Cacilda Russo, participaram do “Projeto visita à Comunidade Indígena”, uma aula/passeio/visita supervisionada, à Terra indígena Araribá - Aldeia Ekeruá – em Avaí/SP.
Tal projeto está atrelado com a proposta pedagógica da escola e teve como principal objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer a cultura e o modo de vida dos povos indígenas que habitam a região.
A reserva indígena é uma área de preservação ambiental que abriga diversas etnias, como a Guarani e a Terena. A região é rica em fauna e flora, com uma grande variedade de espécies nativas. Na aldeia vivem cerca de 300 indígenas, que trabalham na preservação de suas tradições. A cultura indígena recebe atenção especial na escola local, que funciona dentro da aldeia. O contato entre os indígenas jovens e mais velhos é uma das táticas utilizadas por David Pereira – educador indígena e guia responsável pelas atividades culturais na aldeia - para fazer com que a cultura e as tradições permaneçam vivas.
Durante a visita participamos de diversas atividades: os indígenas interagiram com os alunos e falaram um pouco sobre sua cultura, respondendo a questionamentos, tirando dúvidas e atendendo a curiosidades dos nossos alunos; houve palestras sobre a história e a cultura dos povos indígenas; nossos alunos puderam conhecer um pouco das brincadeiras tradicionais, como a “brincadeira da Ema” e a “corrida do maracá”. Porém, infelizmente, por falta de tempo, não foi possível participar de todas as atividades programadas.
Projeto realizado pelas professoras: FABIANA TEODORO DA SILVA ALVES, CACILDA RUSSO BRIQUEZI E ANDRÉIA APARECIDA PAIVA, em parceria com a Secretaria da Educação do município de Alvinlândia, que forneceu o transporte.
.
.
.
.